Estudos Sobre o Espírito Santo.

19/07/2011 00:20

I -  A Natureza do Espírito Santo:

    Estudar o Espírito Santo, é mais que honroso e requer muita perícia quanto as verdades apresentadas na Bíblia , o presente estudo está baseado única e exclusivamente nas verdades sagradas, em que a Bíblia é a única autoridade escrituristica para tão especial análise.
    É notório a atividade do Espírito Santo na Bíblia, e em especial no dia de pentecostes, aqui em uma atividade incomum que estendeu-se na história e chega aos nossos dias ainda muito atuante. Não é a tôa que surgio no inicio do século XX o conhecido "movimento pentencostal".  Falo do derramamento do Espírito, que é um dos importantes sinais da vinda de Jesus (2ª), mas isto já é outro assunto.
 

1 - A personalidade do Espírito Santo:

    É bem verdade que muitas pessoas entende que o Espírito Santo, nada mais nada menos é que uma força, ou influência misteriosa, ou coisa parecida. porém quando analisamos o Espírito Santo nas Bíblia logo percebemos que se trata de uma pessoa, devido a muitas evidências que vamos logo perceber observando alguns textos.

    Há quem rejeite esta verdade, querendo dizer por exemplo baseado no evento do batismo de Jesus,em que o Espírito Santo apresentou-se em forma corpórea de pomba, que para isso não é necessariamente uma pessoa o Espírito Santo, pois pombo não tem "personalidade".

    Logo já vemos o inverso na Bíblia, pois detectamos passagens que mostram SIM uma personalidade. e tendo ou possuindo personalidade, encontramos qualidades como intelecto, sensibilidade e até vontade, e já que vemos que possui intelecto; então Ele RACIOCINA, logo JULGA e tem COMPREENSÂO.  Somente uma pessoa possui estas qualidades ou atributos, sem esquecer que demonstra VONTADES. (Ef 4.30) este trecho, ou versículo mostra que Ele sente, e neste caso tristeza. vejamos:

 

 A palavra " entristeçais" na língua grega é : (lupew ) : lupeo, que tem o significado de : 

1) tornar triste
2) afetar com tristeza, causar aflição, magoar
3) afligir, ofender
4) tornar alguém preocupado, fazê-lo receoso

 

    Outra questão interessante é que a Bíblia atribue nomes ao Espírito Santo, e em destaque podemos citar o de CONSOLADOR. (Jo 14.16): " Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre". palavras de Jesus. Isso é tão forte, que mostra a grandeza da pessoa do Espíto Santo, que está com a Igreja, porque Jesus voltou ao Pai. a palavra "CONSOLADOR" tem o significado de "ALGUEM" chamado para estar ao lado, isto indica o ministério que exerce o Espírito Santo, de confortar os santos.

A palavra CONSOLADOR na língua grega é : ( paraklhtov) :  parakletos, que tem o sentido de:

1) chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém
1a) alguém que pleitea a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado
1b) pessoa que pleitea a causa de outro com alguém, intercessor
1b1) de Cristo em sua exaltação \a mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados
1c) no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro
1c1) do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino.

    Só uma pessoa para ter estas qualidades, mas existem muitos outros textos e situações que podemos claramente perceber a respeito do Espírito Santo. vão aí alguma referências a respeito da pessoa do Espírito Santo:  Rm 8.9; At 15.28; Ef 4.30; At 16.6; At 48.25.

    Temos outros textos interessantes, por exemplo (CONTINUA EM BREVE)