Criacionismo versus Evolucionismo - matéria Teológica.

10/10/2011 21:36

Criacionismo versus Evolucionismo:

I - Criacionismo

centrado na Bíblia:

      A questão da vida em si tem sido objeto de controvérsias no decorrer do tempo. E aí nos deparamos com pensamentos dos mais variados que tem permeado no meio ciêntífico como também no religioso,cerscendo então as defrontações das teorias que dominam tal questão. Quando falo em vida quero deixar claro o tempo de existência não somente dos seres humanos,e sim, de todo ser vivente, é aí que nos defrontamos com teorias diversas, inclusive com o criacionismo bíblico,  científico, e a teoria da evolução das espécies idealizada por Charles Darwin.

 

    Usando a teologia como ponto de partida, entendemos com aceitação a questão da criação não somente dos seres vivos como também, de todo o universo. No entanto, com que base de sustentação podemos nos apoiar além da fé? Ciência e fé podem se aliar em relação a aceitação do criacionismo bíblico? Olhando para a ciência, podemos tê-la como aliada, parceira que concorda com o belo relato bíblico do livro das origens, do princípio de todas as coisas, aí aparece a palavra hebraica  בדאשיח que nos mostra claramente o início de tudo, o princípio de todas as coisas.

 

   Temos no relato sagrado, Deus, como sendo o agente principal e único da criação. Aparece justamente:אלﬨים que podemos transliterar como 'elohim, Deus. Também o verbo denotando o criar do nada que se encontra logo após o בﬢאשית que se translitera berêchit, que é o verbo  בּﬧﬡ bará mostrando a ação criadora de Deus. Um ser inteligente criando os céus e a terra, como nos mostra as sagradas escrituras  ﬣשמים  ואת  הארץ . Vemos ainda Deus formando o homem, a humanidade, os seres terrestres com uma sabedoria e precisão invejável. A perfeição do ciclo de vida vem a demonstrar que o criacionismo ciêntífico que sustenta a criação vinda de um ser supremo, superior aos simples mortais, dotado de uma capacidade criadora estupenda, muito inteligente, porque o mundo é inteligente em sua composição, concorda de maneira brilhante com o relato da criação do livro de Gênesis como conhecemos desde então,onde está evidenciado o criacionismo bíblico.

 

    Achados arqueológico hoje demonstram e leva muitos estudiosos a crer que o homem, o ser humano sempre tem sido dotado de inteligência, e não produto de uma evolução tremenda e confusa como demonstra a teoria do então conhecido Charles Darwin. O relato bíblico revela que o ser humano sempre foi inteligente, a ponto de desenvolver uma maneira incomparável de comunicação, diferente dos que agem por puro instinto, e a ciência hoje vem a concordar por achados essa superioridade sempre existente diferente da teoria que defende uma evolução de inteligência como outros fatores, em que o ser humano por um processo natural seletivo tem se modificado sobremaneiramente a ponto de hoje não ocorrer mais essas mudanças tremendas metamofórsicas em que sofreu o ser humano.

    Macacos que desceram das suas arvores, mudaram todos os seus hábitos alimentares, a ponto de serem seres pensantes diferentes de todas as espécies de macacos e chimpansés que conhecemos desde então, parece-me muito pouco provável esse raciocínio e de difícil aceitação, a não ser por uma abordagem forçada.

 

II - Deus na Ciência

  Universo Planejado:

    Questionamentos tem surgido na comunidade ciêntífica, que acalourou a discusão com relação a origem do homem, como também da própia terra. Podemos nos apropiar de alguns deles nesta ligeira análise. Estudiosos tem questionado de maneira eficaz, teorias como a do Big Ban e a própia teoria de Evolução, e chegam a propor que o Universo foi planejado.

 

    Um dos questionamentos é com relação a idade da terra, perguntam  -  Há quanto tempo surgio a Terra?  respondem por estudos ciêntíficos que a idade da terra é no máximo de DEZ MIL ANOS.  _ Quanto tempo durou o período geológico do Jurássico? afirmam ser de menos de TRÊS MÊSES.  _ Como  funciona a seleção natural?  Impedem o desenvolvimento de novas espécies.  - E como explicar o funcionamento da sofisticada bio - química da vida? A resposta só pode ser que ela foi formada segundo um planejamento de uma inteligência superior.

 

    Podemos refutar as teorias da Evolução como também a do Big Bang, com base na evidência ciêntífica. por exemplo; Para que o universo viesse a se adaptar ao modelo do Big Bang, os ciêntistas tiveram que supor a existência de uma gigantesca quantidade de energia e de matéria que, no entanto nunca vieram a detectar; é a chamada matéria escura, que corresponderia a mais de 80% da matéria do universo.

 

    Essa teoria podemos desconsiderar facilmente, levando em conta que não há comprovação ciêntífica desta matéria escura, é uma evidência inventada, portanto não é ciência. Outro fator é que vai de encontro á uma Lei da Termodinâmica, que postula que a entropia de um sistema fechado tende a aumentar. ou seja; a desorganização tende a crescer ao  longo do tempo, esta é a segunda lei da Termodinâmica. tendo por base estes fatos ciêntificos, podemos de maneira um tanto eficaz, debater e mostrar que a teoria do Big Bang, como também a teoria da Evolução de Charles Darwin, não estão de maneira alguma intocáveis ou inrrefutáveis.

    Com base nessas informaçoes, podemos louvar a Deus, porque a ciência vem a contribuir com as verdades explicitas nas sagradas letras. O relato do livro da criação, a saber o inspirado livro de Gênesis, tem se amornizado com achados, fósseis, estudos antropológicos e outras evidências do mundo das pesquisas. A Bíblia é categórica : "No princípio criou Deus os céus e a terra". Do pó עפר afar, formou o home conforme a Sua imagem צלם tsêlem e semelhança דמות dêmuth, moral e espiritual.

 

III - Fósseis Desmentem

a Teoria da Evolução:

    É no famoso livro " A Evolução das Espécies ", de 1859, que Charles Darwin apresentou ao mundo a idéia ou hipótese de que os seres vivos, tenham evoluído de forma gradual e lenta, e que seriam os FÓSSEIS que revelaria, fortaleceria tão "brilhante", pensamento. Porem, pesquisadores aos estudarem camadas da terra, que são datadas do periodo Cambriano ( entre 550 e 505 milhões de anos atrás ), encontraram fósseis de seres com complexidade considerável. e então na tentativa de encontrar os antepassados, foram feitas escavações mais profundas, porém sem resultados satisfatórios.

    Podemos também ampliar essa reflexão com relação a passagem dos invertebrados para peixes; porém da mesma maneira, não foram encontrados fósseis que datassem bilhões de anos de seres intermediários entre os peixes e invertebrados, por isso a Bíblia continua válida, na sua revelação quanto a criação de todas as coisas.

 

IV - Narrativa Bíblica e

Análise Geológica:

 

    A Bíblia pode sim entrar em harmonia com análise Geológica, se pode fazer uma combinação cronológica com a narrativa bíblica. por exemplo temos 1.700 anos Gn 1: 1-2; 2: 1-14 = 40 dias. Gn 7: 11 - 17 = 110 dias. Gn 7: 17-24 = 74 dias. Gn 8: 1-5 = 90 dias. Gn 8: 14 -19 = 4.300 anos Gn 9: 1 - 19. e dentro desses períodos, se encaixam os períodos Pré -Cambriano, Cambriano, Ordoviano, Ordovociano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero, Permiano, Triássico, Jurássico, Cretáceo, Terciário, Quartenário até hoje.

    Podemos então de maneira satisfatória, comprovar que a Bíblia tem razões de ser aceita por milhões e milhões de pessoas, e até a ciência tem de se dobrar ante os seus relatos que cada vêz mais vem sendo questionados porém, respondidos com firmeza e clareza.

    "No principio criou Deus os céus e a terra". Gn 1.1. Já o relato da Evolução é cheio de incertezas e não preenche de maneira satisfatória os anceios dos inteligentes com relação ao criacionismo exposto nas Sagradas páginas do Sagrado livro, a saber a Bíblia.

 

 

 

Trabalho apresentado no curso de Teologia (bacharel)

Setembro de 2005  -FAFITEAL. por Jeferson L.S.Rocha.