A INERRÂNCIA BÍBLICA

16/12/2011 00:56

Introdução:

    Apesar de todas as interrogações feitas no decorrer da história concernente a credibilidade da palavra de Deus, o tema da inerrância é sempre atual e essencial na qual exige um exame apurado e fidedigno a altura do que representa a Bíblia Sagrada.

 

1. A INERRÂNCIA BÍBLICA

1.1 Conceitos de Inerrância:

a) Limitada - Em suas referências doutrinárias á Salvação, a Bíblia tanto é inerrante quanto infalível, porém, uma distinção precisa faz-se entre assuntos não empíricos, revelados e referências científicas e históricas que refletem o entendimento, concernente na época em que escrita foi a Bíblia. Sujeitos estavam os escritores ás limitações de seu tempo. Não lhes revelou a história ou a ciência. Entretanto a Bíblia pode conter erros. Porém isso, não tem grandes conseqüências, já quea Bíblia não se compromete a ensinar, história nem ciência. Dentro dos objetivos, a Bíblia é verdadeira e inerrante.

b) Absoluta - verdadeira, incluindo análises bastantes detalhadas com respeito á assuntos históricos e ciêntificos. Dados científicos e históricos exatos, tinham os escritores Bíblicos na intenção de fornecer. As discrepâncias devem e podem ser explicadas. Em 2 Crônicas 4.2, a descrição do mar de fundição na qual seu diâmetro era de 10 cúbicos, enquanto de 30 era a circunferência. A circunferência de um circulo é (3,14159) vêzes o diâmetro, exige-se uma explicação.

C) Plena - A Bíblia é completamente verdadeira, apesar de não ser o adjetivo principal, prestar informações históricas, ciêntificas, porém são verdadeiras. suas informações.

 

2. A IMPORTÂNCIA

    Dispersiva ou falsa, afirmam alguns ser a inerrância. "inerrância" é um termo negativo. Um termo positivo para descrever a Bíblia seria bem melhor. A inerrãncia não é um conceito bíblico. O erro na Bíblia é mais uma questão espiritual ou moral que intelectual. Na grande parte da discurssão sobre a inerrância, existe uma preocupação; saber se a Bíblia é plenamente verdadeira. Importante é a questão nos aspectos, Teológico, histórico e apistemológico.

2.1 Importância Teológica:

    Entendiam grandes personalidades do Novo Testamento como Paulo, além de Jesus, que detalhes das Escrituras possuíam autoridade e faziam uso. A idéia de que a Bíblia é completamente inspirada por Deus é favorecida, mesmo na seleção de detalhes de texto. Se Deus é onisciente, todas as coisas precisa conhecer. Não pode se enganar com um assunto, nem ignorar outro. Se ele é onipotente, tem poder para influênciar os escritores bíblicos para que não aconteça erro algum. A inspiração dá o respaldo de sua inerrância.

2.2 Importância Histórica:

    Ao longo dos anos da história da igreja, sempre houve a crença na fidelidade geral da Bíblia. Tem se apegado históricamente a inerrância Bíblica á igreja, embora até tempos recentes uma teoria completa não tivesse sido anunciada. A idéia geral de inerrância não é um desdobramento recente. Doutrinas como a deidade de Cristo, trindade são alteradas ou abandonadas quando um teólogo, ou escola começa a entender que a inerrãncia bíblica é um assunto periférico ou opcional.

2.3 Importância Epistemológica:

    O fato de que a Bíblia ensina é o fundamento para conhecer e manter qualquer proposição teológica, é da maior importância qua a Bíblia se prove em todas as suas declarações fidedignas. Seriam vastas as implicações para as poposições teologicas, caso concluiremos que certas proposições (históricas ou ciêntificas) ensinadas pela bíblia não são verdadeiras.

    Procuram-se outras bases para a doutrina. os evangélicos á medida que abandonam a posição de que tudo o que é ensinado ou afirmado pelas escrituras é verdadeiro. Pode se dar tanto pelo surgimento de uma filosofía da religião como mais provavelmente a atual orientação relacional, pela fundamentação da teologia nas ciências de comportamento, como a psicologia da religião.

    É dificil estabelecer o nascimento virginal de Cristo ou Trindade com base na dinâmica dos relacionamentos interpessoais e argumentos filosóficos, pois é provável que haja uma retratação da lista das doutrinas.

 

3. OS FENÔMENOS DA INERRÂNCIA

    Não é firmada numa análise da natureza da toda a Bíblia, nossa crença na inerrância das escrituras. Mas nos destinos dos autores bíblicos a cerca de sua inspiração. Ensino esse nos diz que a Bíblia é plena e veráz. A natureza exata dessa inerrância em que amaneira exata pela qual a Bíblia ensina sem correr em erros .

    Com referências na história secular e com afirmações da ciência, contém aparentes divergências do relato bíblico. Há contradições entre passagens paralelas nas Escrituras, como nos livros de Samuel,Reis e Crônicas, no Antigo Testamento e nos Evangelhos no Novo Testamento. Essas contradições incluem questões de cronologia, números e outros detalhes. pontos discrepantes no campo ético, vários tipos de problemas. Comparando Marcos 6.8 com mateus 10.9,10 e Lucas 9.3; Atos 7.6 com Êxodo 12.40,41; 2 Samuel 10.18 com Crônicas 19.18; 2 Samuel 24.1 com Crônicas 21.1; e Tiago 1.14 com I Samuel 18.10.

    Benjamim B. Warvield, sustentou entre outros, que o ensino doutrinário da Inerrância Bíblica é em sí um fato tão forte que os fenômenos podem ser praticamente ignorados. Alguns teólogos, com Dewey Beegle, sustentam que os fenômenos problemáticos exigem que abandonemos a crença na inerrãncia bíblica, outros ainda tais como Louis Gaussen, tentam eliminar os fenômenos problemáticos harmonizando todas as diferenças com alguma de suas explicações.

 

CONCLUSÃO:

    A pesquisa sobre a inerrância das Escrituras tem nos conduzido a uma realidade bastante satisfatória de que a Bíblia Sagrada realmente merece o veredicto que ela não contém erros e que apesar das dificuldades de análises esta revelação é a verdade infalível de um Deus real e verdadeiro.

 

Jeferson L.S.R.

Bibliografia:

Millard, J. Erickson, Introdução à Teologia Sistemática, Ed Vida Nova.