A Doutrina da Justificação

23/07/2011 14:24

Justificação:

I - O que significa Justificação? - "sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" Rm 3:24.

    1 - Ato Divino : Quando nos referimos a justificação, logo devemos ter em mente que para a alcançarmos temos de saber de nossas respon- sabilidades, falo da questão do "arrependimento", da "fé" e porque não dizer da "regeneração" que são temas para outros estudos, estas doutrinas tratam das responsabilidades do homem, (o que o ser humano deve fazer).

    Já falando da justicação, é um ato divino em que o homem é agraciado "por meio da Graça de Deus", e entra em uma relação com Ele. sabemos que antes da queda do homem, ou seja; do pecado entrar no mundo, havia íntima comunhão entre Deus e o homem, porém o pecado da desobediência quebrou essa comunhão,então deu-se a separação do homem e Deus.

    Foi providenciada a restauração para que essa comunhão voltasse a existir, podendo ser definida como uma mudança do estado de culpa e condenação, para um excelente estado de perdão, restauração, absolvição e é claro aceitação. (lembrando que essa absolvição só é possivel devido a Cristo se fazer culpado, pecado pelo homem por meio da cruz).

    É evidente que o homem é culpado pelo pecado, logo merecia ser condenado, mas a Graça, providenciou justificação oferecida por Deus mediante Jesus Cristo, isenta o homem da culpa, como é maravilhosa a doutrina da justificação. "porque todos pecaram e carecem da glória de Deus" Rm 3.23.

diante do tribunal de Deus, o homem está condenado, mas Jesus Cristo, sem culpa, tomou o lugar do homem pecador, pagou a pena, então não há mais condenação para quem está em Cristo Jesus.

A - O significado no Velho Testamento de "Justificar":

1 - A Prova Judicial de Inocente:

    Este entendimento tem clareza em algumas passagens: " Em havendo contenda entre alguns, e vierem a juízo, os juízes os julgarão, justificando ao justo e condenando ao culpado". Dt 25.1.

" Da falsa acusação te afastarás; não matarás o inocente e o justo, porque não justificarei o ímpio" Êx 23.7. Logo entendemos o sentido de justificar, tornar "JUSTO" em sentido LEGAL e não tornar justo em sentido moral. " O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro" Pr 17.15.

2 - Declaração de Inocente:

    Já aqui podemos perceber o sentido espiritual, em que o culpado é declarado inocente, as explessões indicam os resultados desta maravilhosa justificação. " Bem - aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto" Sl 32.1. " Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça" Gn 15.6. ainda " Bem aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo". Sl 32.2.

 

B - O significado no Novo Testamento de "Justificar":

    No Novo Testamento o verbo "justificar" tem o mesmo significado que o verbo do Velho Testamento, porém tem uma conotação mais forte no sentido de imputação de inocência, não estamos falando aqui de mudança moral. " E por meio dele todo o que crê é justificado de todas as cousas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés" At 13.39.

     Temos muitos textos no Novo Testamento que tratam do tema da justificação, veremos na sequência dois importantes versículos: "Porque se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; Bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado" Rm 4. 2-8. "Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" Rm 5.1. "Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo sangue, seremos por ele salvos da ira" Rm 5.9.

        Nestas passagens citadas, podemos logo perceber que "JUSTIFICAR", não quer dizer "FAZER JUSTO", o sentido é claramente nítido: o de "APRESENTAR" COMO JUSTO, ou porque não dizer; "DECLARAR" JUSTO, no sentido legal; logo a justificação é expresamente em relação a Deus, e não tratando diretamente da conduta ou caráter do ser humano, mas é claro que isto é transmitido no modo de viver daquele que está em Cristo Jesus.

        Temos na pessoa do apóstolo Paulo, um grande exemplo de vida transformada em Cristo Jesus, e verdadeiramente justificada, até porque sempre desejou que fosse nele achado retidão, justiça que procedesse da fé em Jesus. "E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé". Fl 3.9.

Obs: o estudo continuará,  em breve...