Teologia - Matéria Teológica (Síntese) material usado no curso de missiologia FAFITEAL.

01/10/2011 02:52

TEOLOGIA

Introdução: Nunca pode ser de pouca importância, para um ser imortal, a verdade acerca de Deus, do destino humano e do caminho para a vida eterna. Todos os homens que raciocinam devem de certa forma tomar em consideração essas coisa. Perguntas tão antigas quanto a própria raça humana.

"Assim como o homem pensa no seu coração, assim ele é. Toda a existência do homem gira em torno do que pensa, especialmente do que pensa acerca de Deus" David S. Clarke.

I - A NATUREZA DA DOUTRINA:

    A doutrina cristã - "DOUTRINA" - "ENSINO" - "INSTRUÇÃO", pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Este estudo comumente é chamado de "TEOLOGIA", ou seja: UM TRATADO OU DISCURSO RACIONAL ACERCA DE DEUS. A Teologia ou doutrina assim se descreve: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem. Que é de suma importância para quem anuncia o caminho da vida etrena.

A - A DIFERENÇA ENTRE DOUTRINA E DOGMA:

DOUTRINA - É a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras;

DOGMA - É a declaração do homem acerca da verdade QUANDO apresentada em um CREDO.

B - A CONEXÃO ENTRE  RELIGIÃO A TEOLOGIA E A RELIGIÃO:

RELIGIÃO - vem da palavra latina "LIGARE" que significa "LIGAR"; religião representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relação".

TEOLOGIA - é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a Teologia é o conhecimento.

II - O VALOR DA DOUTRINA:

A - O conhecimento (doutrinário) supre a nescessidade de haver uma declaração autoritária e sistemática sobre a verdade. Existe a necessidade de uma opinião final e sistemática sobre as questões: "DE ONDE VIM?" "QUEM SOU EU?" "PARA ONDE VOU?"

B - O conhecimento doutrinário é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão. As crenças firmes produzem caratér firme;crenças bem definidas produzem convicções bem definidas.

 

" O cristão precisa de uma definição doutrinária para não ser um cristão volúvel e até corcundo!"

" É mais importante viver a vida cristã do que apenas conhecer as doutrinas cristãs; porém não pode haver experiência cristã enquanto não houver conhecimento das doutrinas cristãs".

 

C - O conhecimento doutrinário é um baluarte contra o erro. Mt 22.29; Gl 1.6-9; 2Tm 4.2-4.

    As estrelas surgiram antes da astronomia, as flores antes da botãnica, a vida antes da biologia, e Deus antes da Teologia.

    Das idéias supersticiosas acerca das estrelas surgiu a astrologia; falsas idéias acerca das plantas, atribuindo-lhes virtudes surgiu a feitiçaria ; conceitos errôneos acerca de Deus, o resultado foi o paganismo com suas superstições e corrupção.

    Para o estudo dos astros existe a astronomia, das plantas a botãnica, e para as falsas concepções acerca de Deus e de seus caminhos a TEOLOGIA.

III - A CLASSIFICAÇÂO DA DOUTRINA:

1. A teologia exegética que vem do grego e signifíca "sacar" "extrair" a verdade, procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras. Conhecimento das líguas originais nas quais foram escritas as escrituras.

2. A teologia histórica traça a história do desenvolvimento da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da igreja.

3. A teologia dogmática é o estudo das verdades fundamentais da fé como nos apresentam nos credos da igreja.

4. A teologia Bíblica traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia, e descreve a maneira como cada escritor apresenta as doutrinas importantes.

5. A teologia sistemática. Neste ramo de esudo os ensinos bíblicos concernentes a Deus e ao homem são agrupados em tópicos, sitematizada.

IV - SISTEMA DE DOUTRINAS:

1. A doutrina de Deus: procura verificar nas Escrituras Deus, sua natureza e existência.

2. A doutrina dos Anjos: quem os criou, atributos, inclui anjos maus, Satanás e os demônios.

3. A doutrina do Homem: a opnião bíblica acerca deste importante ser.

4. A doutrina do Pecado: a conexão com o homem e suas conseqüências,origem,natureza e remédio.

5. A doutrina de Cristo: a pessoa e obre de Cristo.

6. A doutrina da Expiação: a salvação, o significado da obra de Cristo a favor do homem.

7. A doutrina do Espírito Santo: a pessoa do E.S e obra.

8. A doutrina da Igreja: propósitos, organização, propagação do Evangelho e etc.

9. A doutrina das últimas coisas: tudo o que se relaciona com o futuro, "as últimas coisas".

V - A EXISTÊNCIA DE DEUS:

. Declarações bìblicas a respeito da existência de Deus: Hb 1.1-3; Cl 1.15; 2Co 5.18,19; Jo 1.18; 14.9.

. Formas de negação da existência de Deus: O Ateísmo (Sl 10.4); O Agnosticismo (Jo 20.25); O Deísmo; O Materialismo; O Panteísmo.

  • EVIDÊNCIAS RACIONAIS DA EXISTÊNCIA DE DEUS - ARGUMENTOS:
  1. Ontológico - O homem tem imanente em sí a idéia de um ser absolutamente perfeito (Anselmo);
  2. Cosmológico - Tudo o que existe no mundo deve ter uma causa primária ou razão de ser (Emanuel Kant);
  3. Teológico - Que o universo ao ser considerado sob qualquer aspecto revela inteligência, ordem e propósito, denotando assim a existência de um ser sumamente sábio;
  4. Moral - Deduz a existência de um Ser Supremo,Legislador e Juiz, com absoluto direito de governar e corrigir o homem.
  5. Argumento Histórico - É que entre todos os povos e tribos da terra é comum a evidência de que o homem é um ser religioso em potencial. É aqui que milhões por ignorarem o único e verdadeiro Deus, praticam as religiões mais estranhas e deturpadas, É O ANSEIO DA ALMA EM BUSCA DE DEUS (Sl 42. 1-2). "Como ouvirão se não há quem pregue?". MISSÕES.
  • PROVAS BÍBLICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS:
  1. Fé na revelação Bíblica Hb 11.6. Criador de todas as coisas Gn 1.1; Sustentador de todas as coisas Mt 6.26; Lc 12.24; Hb 1.3; Dirigente dos destinos de indivíduos e nações Sl 22.28. esta revelação é a base de nossa fé na sua existência Jo 7.17.
  2. Cristo a expressão humana de Deus 2 Co 5.19. A maior revelação de Deus dada ao homem, foi na pessoa de Jesus Cristo Jo 1.1.14; Hb 1.3; Jo 10.30,38; 14.9.
  3. O testemunho do Espírito Santo 1 Co 2.9-12. O Espírito da verdade Jo 16.13. Ele está presente no mundo para dar testemunho da existência de Deus Rm 8.16,26. Ele é a chave da revelação de Deus     I Co 2.14.   

VI - REVELAÇÃO DE DEUS:  A palavra "revelação" tem o sentido de descobrir, descerrar, remover o véu.

  • Deus revelado na natureza Sl 19. 1-6. primeiro embaixador de Deus v. Is 40.26, Jó 12.7-9. A criação toda revela o criador, livro de louvor a Deus Ap 4.11; o trovão é chamado de a voz de Deus Sl 29.3, fenômenos são considerados agentes de Juízo nas mãos de Deus Hb 3.6.
  • Deus revelado á Israel a aos profetas Ne 9.13; Hb 1.1: "Deus se revela" Gn 35.7,13; "Deus se deixa ver" Gn 12.7. Deus fez do povo da Israel o centro de Sua revelação na terra, para através dele abençoar toda a humanidade. Profetas do A.T : Is 6.1; Jr 31.3; Ez 1.26-28; Dn 10.5,6; Amós 9.1, Ex 33.17-23.
  • Deus revelado aos apóstolos e a Igreja, CAPACITA-A a DAR TESTEMUNHO da grandeza de Deus (SENTIDO MISSIOLÓGICO) "A marcha triunfal da Igreja, como coluna e baluarte da verdade, é mais uma prova indiscutível de que Deus existe e se compraz em se dar a conhecer aos filhos dos homens".

VII - A NATUREZA DE DEUS E SEUS ATRIBUTOS:

1 A VIDA DE DEUS - Jr 10.10-16, ser supremo, vivo, todo poderoso, Deus não só existe, Ele é vivo, possui vida; ou melhor, Ele é a vida Jo 5.26. A vida de Deus está ligada intimamente ao próprio fato de Sua existência, contrastando com os deuses pagãos Dt 5.26; I Sm 17.36; 2 Rs 19.4; Sl 84.2; Jr 23.36; Dn 6.20 etc.

2 A ESPIRITUALIDADE DE DEUS - Jo 4.21-24, Ele é o Pai de nossos espíritos Jo 4.24; At 17.28,29. Deus não está sujeito as considerações de existência natural. os homens são dotados de corpo físico. Deus é dotado de personalidade plena.

3 A PERSONALIDADE DE DEUS - pode ser entendida : A) pelo seu nome B) pelos títulos por meio dos quais é conhecido C) pelos pronomes pessoais que o distinguem D) pelas caracteristicas e propriedades de personalidade que lhe são atribuídas E) pelas relações que mantém com o universo e com os homens.

4 A AUTO EXISTÊNCIA DE DEUS - "Ele tinha vida em sí mesmo" jo 5.26; Sl 36.9; Tm 6.15,16.

5 A ETERNIDADE DE DEUS - Sl 90.2; 93.2; 93.2; Ef 3.21.

6 A IMUTALIDADE DE DEUS - Êx 3.14; Sl 102.26,27; Ml 3.6; Tg 1.17.

7 A ONISCIÊNCIA DE DEUS - Jo 11.4, Sl 147.5; Rm 11.33.

8 A ONIPOTÊNCIA DE DEUS - Is 43.13.

9 A ONIPRESENÇA DE DEUS - Sl 139.7-12.

10 A SANTIDADE DE DEUS - É a soma de todos os atributos morais, e expressa a majestade de sua natureza. Deus deseja ser conhecido essencialmente pela sua santidade, e creiam nEle. "Como crerão se não há quem pregue?" - A MISSÃO DO MISSIONÁRIO PE LEVAR O CONHECIMENTO DE DEUS A TODAS AS NAÇÕES, ASSIM COMO REVELA AS SAGRADAS ESCRITURAS.

VIII - A TRINDADE DE DEUS : A doutrina da trindade não é uma verdade da teologia natural, mas sim sa revelação, e consiste num dos grandes mistérios da fé cristã. Em Deus há três "Hipóstases", ou seja: "pessoas distintas".

Unidade e Trindade - unidade é que há um só Deus. No V.T. Dt 4.35,39; I Rs 8.60; Is 45.5,6; Zc 14.9. No N.T. Mc 12.29 -32; Jo 17.3; I Co 8.4-6; ITm 2.5. Trindade : três distinções eterna em uma essência divina.

Strong "A razão nos mostra a unidade de Deus, mas a revelação nos mostra a Trindade de Deus",

" Tente explicá-la e perderá a cabeça; mas tente negá-la, e perderá a alma".

IX - OS NOMES DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO:

Elohim (plural); Eloah (singular): O Eterno;

EL Elyon Dt 32.8: O Altíssimo;

El Olam Gn 21.33: O Deus Altíssimo;

El Shaddai Gn 17.1: Deus todo poderoso;

Adonai (Plural); adon (singular): Senhor,mestre,dono,governante;

Ha Tsur - A rocha Dt 32.4;

Jeová (YHWH): Deus;

Nomes compostos de Jeová:

- Elohim, identifica com a criação Gn 2.4 - "Jireh "proverá"  Gn 22.14 - "rafá "" sara" Êx 15.26 -"Nissi" "bandeira" Êx 17.15 - "Shalom" "paz" Jz 6.24 - "Raah" "pastor" Sl 23.1 - "Tsidkenu" "justiça Jr 23.6 - "Shammah" "presente", "está alí" Ez 48.35 - "Hosenu" "criador" Salmo 95.6 - "Makadesh" "que santifica" Levítico 20.8 - "Eloenu" "nosso Deus"  Salmo 99.5,8 - "Eloeka" " teu Deus" Êxodo 20.2,5,7 - "Eloai" "meu Deus" Zacarias 14.5 - "Tsebaote""das hostes, multidões,exércitos" Zacarias 4.6 .

X - OS NOMES DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO:

Theos - Jo 1.1: Deus;

Kurios - Fp 2.11: Cristo;

Pater - Mt 6.9; Rm 8.15: pai.

 


Material usado no curso de Missiologia - núcleo (Pinheiro -Serraria) pelo professor: Jeferson L.S.R.