O Louvor no Novo Testamento

21/07/2011 01:30

 

 Louvor no Novo Testamento

 

    É notório, a atitude de louvor a Deus no Novo Testamento, se fizermos uma busca, nem precisa ser muito apurada, logo veremos que o louvor ao Altíssimo, permeia toda a Nova Aliança. A atitude de louvar está sempre presente na Bíblia.

    Já nos primeiros capítulos do evangelho de Mateus, vemos no capítulo dois, os magos vindo do oriente para adorar o “suposto” Rei dos judeus. O relato de serem guiados por uma estrela os levaram a(v.10): “...alegraram-se muito com grande júbilo”.(RC).

    Quando folheamos o Evangelho de Lucas, vemos a prima de Maria, Izabel, a estéril, mulher do sacerdote Zacarias, recebendo de Deus uma dádiva, concebeu e teve um filho, promessa do Senhor. (Lc 1.11-20). E daí Maria foi visitá-la,de um momento de alegria no Espírito, surge o famoso cântico de Maria .(Lc 1.46-55).

I - O CÂNTICO DE MARIA – (Lc 1.46 – 55):

    Este hino de louvor a Deus, deu-se em um momento de alegria, quando Maria foi para a região montanhosa, uma cidade da Judéia visitar Izabel. Já no sexto mês de gravidez,como o anjo a havia avisado e da saudação de Maria, o bebê agitou-se no ventre de Izabel, que logo foi cheia do Espírito Santo exclamando:

“bendita é você

Entre as mulheres,

E bendito é o filho

Que você dará à luz!”(NVI)

    Izabel, louvou a Deus com este cântico, daí, deu-se o cântico de Maria. Este cântico na verdade é um belo hino de louvor a Deus, é considerado o “Magnificat”(do latim “engrandece”) do Novo Testamento.(V 46,47):

“minha alma engrandece ao Senhor,

Meu espírito se alegra em Deus,meu

Salvador.(NVI)”.

    O versículo (47), já nos traz uma revelação: que o espírito do homem mortal, encontra alegria em Deus, o salvador, e Isabel,no texto do versículo (42), diz;... “bendito é o filho que você dará a luz...”(NVI), referindo-se a Jesus.

II - O CÂNTICO DE ZACARIAS – (Lc 1.67-79):

    Zacarias, sacerdote, logo um homem que vivia para o louvor e a adoração a Deus no Templo. O texto Bíblico nos diz que tanto Ele como sua esposa eram “justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor”(Lc 1.6)(NVI).

    Este sacerdote recebeu a promessa que sua esposa(Izabel, a estéril) iria gerar um filho, filho este cheio do Espírito Santo. Zacarias, questionou, perguntou ao Anjo(Gabriel),como poderia isso acontecer, pois já era velho e a mulher de idade avançada(v.18), ficou mudo até o nascimento de João Batista(sig; mergulhador),e então voltou a falar.(Lc 1.57-64) e notadamente o texto diz que Zacarias louvava a Deus.

    Este é um exemplo de louvor profético, pois Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou, este cântico é conhecido como o “Benedictus”(do latim “louvado seja”).

III – O CÂNTICO DOS ANJOS (Lc 2.13-14):

    No louvavel episódio do nascimento de Jesus,vemos a manifestação angelical de louvor a Deus, no relato de Lucas, o anjo apareceu a pastores, com grande glória,e anunciou as Boas novas de Grande Alegria, que na cidade de Davi, nasceu o Salvador(talvez este Anjo seja o Anjo Gabriel ‘mensageiro’).

    Nos chama a atenção, o registro de um grande côro celestial, um exercito de anjos, apareceu e juntos apresentaram uma bela demonstração de louvor a Deus dizendo(v 14)(NVI):

“ Glória a Deus nas alturas,

E paz na terra aos homens

Aos quais Ele concede o seu favor”.

    Este louvor, breve cântico, é conhecido como o “Glória in Excelsis Deo” (do latim , Glória a Deus nas alturas). na continuação da narrativa, vemos os pastores voltando da prazerosa visita feita ao bebê, glorificando e louvando a Deus por tudo o que viram e ouviram.(v.20).

IV – O CÂNTICO DE SIMEÃO (Lc 2.29-32):

    Na ocasião em que o menino Jesus foi levado a Jerusalém, para ser apresentado ao Senhor no Templo, logo aparece no relato do Evangelho de Lucas, um homem cujo nome era Simeão, homem justo e temente e Deus, e o Espírito Santo estava sobre ele, tinha ele recebido uma revelação do próprio Espírito santo, que ele não morreria sem antes ver o Senhor Jesus.

    Esta história é muito bela, pois diz o versículo(27), que Simeão foi ao Templo movido pelo Espírito Santo na ocasião em que o menino foi levado para cumprir o costume que determina a lei. Daí, deu-se o belo cântico de Simeão, e o versículo(28) diz: “Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus dizendo(29)”:

“Ó soberano, como prometeste, agora

Podes despedir em paz o teu servo”.

    Este cântico ficou conhecido como “Nunc dimittis”(do latim Agora despede); na continuação do capitulo 2 de Lucas, a partir do versículo (V 36 à 38) está o registro da profetiza Ana, viúva de quase oitenta e quatro anos, que não se afastava do Templo, servia a Deus com jejuns e orações de noite e de dia, ela naquela mesma hora também dava graças a Deus, e testemunhava a todos da esperança e redenção em Jerusalém.

V - JESUS LOUVA AO PAI – (Mt 11.25;Lc 10.21 :

    É evidente que Jesus louva o Pai, além das palavras, mas com a própia vida, e na oração que ficou conhecida como como: “ O Pai nosso”(Mt 6.9-13), lógico que é uma oração,mas encontramos no versículo nove: “...santificado seja o Teu nome.” Mas um texto especifico em que Jesus louva a Deus pai está em (Mt 11.25 e Lc 10.21) vemos a frase: “Eu te louvo,Pai...”em Lucas é linda a passagem pois diz: “...Jesus,exultando no Espírito Santo disse: ‘Eu te louvo, Pai Senhor do céu e da terra,’...”.

    Após Jesus ter curado cegos e coxos no Templo, na presença de sacerdotes e escribas as crianças,clamavam:“Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se e disseram-lhe: ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: sim,nunca lestes:pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?(Mt 21.15,16). Cristo ensina que tanto adultos como crianças, Deus espera destes ser louvado e adorado.

VII – A IGREJA PRIMITIVA SEMPRE LOUVOU AO SENHOR:

    A igreja primitiva sempre louvou ao senhor, é sabido que o judeu já conhecia o louvor a Deus, pois, na cultura Hebrea havia o costume de ir ao Templo para louvar, posteriormente nas sinagogas. Mas encontramos os discípulos de Jesus o adorando quando no momento da ascensão de Jesus ao céu, em Betânia, tornaram para Jerusalém com grande júbilo, e estavam sempre no Templo louvando e bendizendo a Deus(Lc 24.50-53).

    A igreja do inicio do século XX, permanecia na oração, súplica,e no louvor a Deus. Em Atos (At 2.47)diz: “louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo...”, no momento da cura do coxo á porta do templo chamada Formosa, houve louvor a Deus(At 3.8,9.).

    E por fim, no livro das revelações, é notório o louvor a Deus pelos exércitos celestiais,e com os santos sem cessar (Ap 4.8-11; 5.8-14; 7.9-12; 11.16-18). Existem muitos outros textos com relação ao louvor a Deus no Novo Testamento, mas, concluo esta matéria com um louvor:

 

“louvado seja o nome do Senhor;

Louvado seja por todos os homens;

Louvado seja o Soberano

Louvado seja o Senhor;

Louvado seja Eternamente,Amem.”

 

Jeferson L.S.Rocha.