Mensagem: Vençendo o Estresse - (Mt 11.28)

12/05/2011 02:45

 

Mensagem: Vençendo o Estresse - (Mt 11.28) "Venham a mim, os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso."

    Segundo o dicionarista Aurélio, o significado de estresse é; "conjunto de reações do organismo a agressões de origens diversas, capazes de pertubar-lhe o equilibrio interno".

    O estresse, é um tema bastante atual, figurando dentre muitos outros, como a depressão, a síndrome do pânico, complexo de infefrioridade e etc. É sabido que hoje o estresse, vem atingindo uma grande gama da população mun-dial, o mundo globalizado, tem causado muitos efeitos na população mundial, e um desses efeitos é justamente o estresse.

    A procura por realização intelectual, profissional, financeira, tem levado não só pessõas adultas a contrairem este mal, mas, até as crianças estão sendo alvos dos efeitos,atingidas por esta realidade.

 

I - COMO SE DÁ O ESTRESSE:

    O estresse se dá, devido à "agressões diversas"; como nos diz o dicionarista. essas agressões tem a capacidade de afetar de maneira tão atênuada o individuo, a ponto de provocar desequilíbrio interno.

    Em meio a esta verdade, logo podemos entender, que o estresse, é a resposta, reação doorgânismo a estes estí-mulos, que não podem ser atribuida a uma causa única. Uma das causas, em que facilmente nós atribuimos a origem de estresse, é a corrida por realizações, como afirmamos na introdução da mensagem, e aí também podemos incluir a corrida pela sobrevivência, o trabalho, a questão profissional e porque não, a familia.

    Logo, para o jovem de hoje, a luta pela formação intelectual, tem levado grande parte desta juventude ao esgota-mento, não só físico, mas intele-ctual, psicológico, e enfim, se apresenta o estresse, devido a rotina da maioria das pessoas, especialmente nos grandes centros urbanos, nas gran-des metropólis do mundo.

    Esta realidade, é apresentada as pessoas, inclussive á juventude cristã em nossos días.

 

III - O QUE O ESTRESSE PODE CAUSAR:

    O estresse, como vimos ,tem a capacidade de causar pertubação ao equilíbrio interno do serhumano, se a parte in-terna de um indivíduo está em pertubação, logo, constatamos grandes conflitos no funcionamento normal do tal indivíduo.

    É comprovado por especialistas, e porque não dizer por grande parte da população, constatado, que o estresse tem sido a causade males como enfermidades no corpo, ou seja; doênças. e aí algumas manifestações cohecidas, como suor, tremor, taquicardia, e até úlceras, são resultados visíveis deste mal.

 

III - CONSELHOS PARA VENCER O ESTRESSE:

1 - TER A CONSCIÊNCIA DE QUE É MORDOMO DO CORPO:

    Deus, por intermédio da Bíblia Sagrada, nos instrui com relação a tudo, e a termos cuidados com o nosso corpo, isto não escapa dentre muitas recomendações.(I Co 6.19) "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?" (NVI).

    É bem verdade que o texto supracitado se refere principalmente a questão da luta contra a imoralidade sexual, quando assim analizamos o seu contexto. Mas, é importante não esquecer, que para o bom funcionamento deste corpo, a saúde espiritual, mental,e física, devem ser bem observadas.

    Como mordomos do templo do Espírito Santo, cuidados com a alimentação, não esgotar fisicamente o corpo, ter uma dieta digna, são alguns cuidaos de quem ama este templo, não esquecendo os exercícios físicos e a prática de esportes.

2 - TER CONFIÂNÇA EM DEUS, NA PROVISÃO DIVINA:

    O estresse, quando relacionado as pressões externas,causado por ansiedades, provocando doênças, muitas das vêzes está voltada as preocupações com o quê vestir,comer, com a provisao,para um bom mantimento pessoal e fa-miliar. Isto não só acontece com as pessoas dos días atual, na Bíblia encontramos os discípulos do própio Mestre Je-sus, sendo ensinados, quanto ao futuro, ou melhor; ao presente e futuro, no que concerne ao mantimento, ao susten-to deles.

    Jesus logo os presenteou, com mais umarevelação,entre muitas já ensinadas, que deveriam crê no seu amor, fide-lidade, cuidados e, a não se preocuparem tanto assim.(Mt 6.25) "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais im-portante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?"(NVI). A sequencia destapassagem é maravilhosa, pois Jesus estimula a crêr na providência divina, ou seja; temos promessas dos cuidados do Senhor, e isto é muito confortante, não nos estressemos, não andemos ansiosos, creiamos neste Deus poderoso e amoroso.

3 - ALEGRA-SE NO SENHOR.(Fl. 4.4): "Alegrem-se sempre no Senhor. novamente direi: Alegrem-se!"

    Uma grande e ótima receita, é procurarmos estar alegres, a alegria trás ótimos benefícios a vida de qualquer ser humano e a carta endereçada aos Filipenses,nos dá outra riqueza de revelação: Alegrar-se sempre no Senhor. e a "Alegria do Senhor é a vossa força" (Ne 8.10b)(RC), isto nos dá confiança extrema em Deus e na "força do Seu poder"

    Alegra-se sempre no Senhor, é um segredo que muitos ainda não atentaram, se notarmos os versiculos seguintes, veremos que devemos apresentar a Deus as petições com oração, súplicas, e não esquecer; ação de Graças(v 6)"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus".  O resultado desta atitude está no versiculo seguinte que diz:(v7) "E apaz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e amente de vocês em Cristo Jesus"(NVI). Não uma paz fajuta, e sim, que excede, vai além do conhecimento humano, isto fala de profundidade, bem além que um estado mental, psicológico, e sim, na dimensão do grande amor de Deus. Ernesto Woolton, no seu clássico; "Além do Nosso Entendimento", escreveu:

 

" Muito além do nosso entendimento;

Alto mais que todo o pensamento,

Glorioso em Seu sublime intento,

É o amor de Deus, sem par. (H.C. 396).

 

    Sabendo que Deus nos confiou como mordomos do nosso corpo, seguros da provisão divina, e tomando posse do direito de nos alegrarmos no Senhor, estamos garantidos quanto as nossas nescessidades, fisica, emocional e espi-ritual, assim o estresse e seus males, não vão reinar nem tão pouco nos atingir.

Louvemos, "ADORANDO SEMPRE", ao Senhor.

 

Jeferson L.S.R.

Referência Bibliográfica:

Bíblia de estudo NVI- VIDA.

Bíblia de estudo Pentecostal -CPAD.

Mini Aurélio - editora Nova Fronteira.

Harpa Cristã - CPAD.

2011-05-02 01:42