Harmatiologia - matéria Teologica (Síntese)

12/09/2011 13:32

Introdução: A harmatiologia, procura entender a origem, natureza, extensão e conseqüências do pecado ( greg; hamartía).

 

I - A natureza do pecado, perspectiva Bíblica:

1- Inclinação Interior: disposição interior que nos inclina para atos errados. os motivos são tão importantes quanto as ações. jesus usou a mesma veemência para condenar tanto a ira e a cobiça,como também o homicídio e o adultério. Mt 5.21,22,27,28.

" pecado é qualquer falta de conformidade, ativa ou passiva, com a lei moral de Deus. isso pode ser uma questão de ato, e pensamento ou disposição ou estado interior". Millard .J. Erickson.

2 - Pecado é rebelião e desobediência: segundo a Bíblia, todas as pessoas estão em contato com a verdade de Deus, mesmo os gentios, não tendo a revelação especial, tem a lei de Deus escrita no coração. Rm 2.14,15. Adão e Eva rejeitaram a prerrogativa de Deus que era o dizer o que era certo e errado. rebelaram contra a autoridade de Deus. Gn 2.16,17.

3 - Implica incapacidade espiritual: altera nossa condição interior, nosso carater. A imagem de Deus segundo a qual fomos criados, fica deformada. Rm 1.21-31. a mente humana não é adequada para informar corretamente na orientação de nossa conduta. Somente por meio de uma renovação da mente, os indivíduos podem ser restaurados a uma condição espiritual aceitável. Rm 12.2.

4 - O desalojamento de Deus: colocar qualquer coisa no lugar que só pertence a supremacia de Deus. esta afirmação é sustentada tanto no A.T como no N.T. no Decálogo " não terás outros deuses diante de mim" Ex 20.3. a primeira proibição na lei. "amarás, pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, alma, entendimento e de toda a tua força" Mc 12.30. Jesus afirmou ser o primeiro grande mandamento. a idolatria em qualquer forma, é a essência do pecado.

 

II - A Fonte do Pecado (causa que produz ao pecado) O ensino Bíblico:

    Somos pecadores por natureza, e estamos sendo influênciados, por forças que nos conduzem a pecarmos. o pecado não é causado por Deus Tg 1.13. "...Deus  não pode ser tentado...e a ninguém tenta". "cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado uma vez consumado, gera a morte" Tg 1.14,15. os desejos que todo ser humano possui, a principio, são legítimos.

    A satisfação desses desejos é indispensável para a sobrevivência do indivíduo ou da raça humana:

1 - a comida e a bebida, são essenciais porém quando procuradas apenas por prazer e em excesso comete-se o pecado da glutonaria.

2 - o impulso sexual, necessário para a propagação da raça humana e prazer, porém praticado fora do casamento é pecado.

Qualquer satisfação indevida de um desejo natural é "concupiscência da carne" 1 Jo 2.16. na tentação de Jesus, Satanás apelou para desejos legítimos, a forma e o cumprimento constituíam o mal. pecamos por inclinação interior e indução exterior.

III - As Conseqüências do Pecado:

1 - Desfavor Divino: Deus odeia Israel por causa de seus pecados Os 9.15; Jr 12.8, Deus odeia os iníquos. Sl 5.5; 11.5. Deus odeia a iniqüidade Pv 6.16,17; Zc 8.17. os iníquos são descritos como os que odeiam a Deus. Êx 20.5; Dt 7.10, e odeiam os justos. Sl 18.40; 69.4; Pv 29.10.    pecar é fazer-se inimigo de Deus Rm 8.7; Cl 1.21. em Tg 4.4 diz: "quem quizer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus".

2 - Desfiguração da Imagem Divina: O homem não perdeu completamente a imagem divina,ainda é considerado uma criatura á imagem,semelhança de Deus. Gn 9.6; Tg 3.9.

3 - Morte: uma das conseqüências mais óbvias do pecado é a morte. Rm 6.23 " o salário do pecado é a morte", Gn 2.17"...no dia em que dela comeres,certamente morrerás".  Aspectos ; Morte [1] física. [2] espiritual. [3] morte eterna.

  • Física: Hb 9.27; Rm 2.12. por meio de Adão, o pecado original é o responsável. É dificil separar as idéias da morte física da espiritual, Gn 3.22 dá-se a impressão que mesmo após a queda, Adão e Eva poderiam ter vivido para sempre se tivesse acesso a arvore da vida.
  • Espiritual: Deus sendo santo não tolera o pecado, o pecado faz separação entre Deus e os homens. Ef 2.1; I Tm 5.6.
  • Eterna: A segunda Morte. Ap 21.8; Jo 5.28,29; II Ts 1.9; Mt 25.41.

     Quanto a morte eterna, é porque justamente se dá quando não mais há tempo, ou chance de arrependimento, depois da morte segue-se ao juízo,os que forem condenados para a morte eterna, foi devido a morte espiritual, mas enquanto a porta da graça está aberta ainda há esperança para esses que estão mortos espiritualmente.

 

Esboço do conteúdo ministrado no curso de Missiología -FAFITEAL .

Professor: Jeferson L.S.Rocha.