Escatologia - Tribunal de Cristo/ Trono Branco

21/10/2011 02:04

ESCATOLOGIA  - TRIBUNAL DE CRISTO/TRONO BRANCO:

Bel.: Jeferson L.S.Rocha.

Introdução:

 

 Escatologia ( o termo deriva do vocábulo grego “eschatos”, significando “último” ou “fim” e do vocábulo “ logos” que significa “ estudos” ou “tratados”, então podemos definir como “estudo das últimas coisas”.

            É por meio da escatologia que conhecemos o que Deus reservou para os salvos, como também para os não salvos, é a revelação de Deus para nós dos últimos acontecimentos Mt 24:3 diz: “dize-nos,quando serão estas coisas e que sinal haverá da sua vinda e do fim do mundo?”.

 

I – O tribunal de Cristo:

após o arrebatamento da Igreja, a Igreja irá comparecer ante o tribunal de Cristo. II Co 5.10 diz: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal”. Paulo se utilizou do vocábulo “bema” que significa “plataforma elevada”, isto nos dá uma idéia de como será este momento.

Obs: quando os atletas nos antigos jogos olímpicos venciam,recebiam na plataforma o premio, a coroa. I Co 9.24. após o arrebatamento da Igreja, os santos comparecerá ante o tribunal de Cristo para receber galardões, que terá lugar nas regiões celestiais. I Ts 4.17.

 

II – Detalhes do tribunal de Cristo:

1 – Não é o Grande trono branco de Ap 20:11-15;

2 – Não será para julgar pecados, pois será para os salvos. I Jo 1.7;

3 – Não será para condenar. Rm 8.1.

4 – A Igreja será julgada. II Co 5.10, as obras ( I Co 3:12-15), sofrimentos ( Mt 5:11-12), trabalhos para Deus ( I Co 15:58), tratamentos para com os irmãos (Rm 14:10), a fidelidade (Ap 2:10). O nosso caminhar é acompanhado por Deus (Sl 139.1-3).

 

III – Galardão:

O galardão será uma recompensa, reconhecimento pelo trabalho executado aqui pelo Reino de Deus. II Co 5.10.

Obs.: A salvação não é pelas obras, o cristão pratica boas obras por ser salvo, a salvação é pela fé. Ef 2:8-9.

 

IV – O julgamento do tribunal de Cristo:

            I  Co 3:11-15, o apostolo Paulo utiliza a linguagem figurada para mostrar este julgamento como será. Em outras partes da Bíblia a Igreja é apresentada como sendo um edifício, que não é este o caso aqui, porém aqui vemos o trabalho, o resultado do que a Igreja está fazendo aqui na terra.

 

Obs.: três materiais, estão representados como sendo aprovados por Deus, e três elementos são reprovados, fica o alerta porque muitos cristãos estão fazendo uso destes reprovados por Deus.

Aprovados:

Ouro: ICo 3.12. O ouro representa a “glória de Deus”.Êx 37.7; 40.34-38;Hb9.5. O Ouro realmente é tudo o que exclusivamente glorifica a Deus, que tudo seja feito para a sua glória.

Plata: I Co 3.12. A prata significa “resgate” no V.T. Êx 26.19. podemos entender o empenho por resgatar vidas do pecado, salvação para os que perecem.

Pedras Preciosas: Êx 28.17-20. O sumo sacerdote fazia uso de um peitoral com pedras preciosas, também o ***urim e tumim (verdades,perfeições)*** Lv 8.8 no peitoral, era usado para saber a vontade de Deus, e assim tomavam conselhos em tempos difíceis. Por exemplo casos de inocência ou culpas.

            Podemos entender que as pedras preciosas, estão relacionadas a “direção do Espírito Santo” e a “Doutrina Bíblica” I Tm 4.16. ou seja, obras feitas em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo Jo 15.4-16.

Reprovados:

Madeira: A madeira é material de pouca duração, em relação ao ouro a prata e pedras preciosas e ao valor delas. Mt 3.10. O trabalho feito com  madeira é a representação da  natureza humana, o que glorifica a si mesmo. Lc 6.34-36.

Feno: I Co 3.12 O feno é erva seca, comida de animais. Dn 4.23. este é o resultado de trabalhar na carne, com mundanismo e vaidade humana. I Co 2.14, 3:1.

Palha: I Co 3.12. A palha, é mais baixo, sem valor casca vazia do grão, uma vez retirado Sl 1.4. A falta de estabilidade espiritual está associada a palha. I Rs 18.20.

 

Coroas:

1 – coroa da vida. Tg 1.12, Ap 2.10;

2 – coroa da justiça. II Tm 4.8;

3 – coroa da glória. I Pe 5.3-4;

4 – coroa incorruptível. I Co 9.25.

 

V -  O TRONO BRANCO/ O JUÍZO FINAL:

 

 A Bíblia fala deste terrível e tremendo dia, o dia do juízo final , o trono branco. Este juízo do trono branco foi avistado por João na Ilha de Patmos. Ap 20.11-15. Este trono branco é a grande representação do poder infinito de Deus, é a representação temível da justiça implacável de Deus revelada á humanidade.

Este julgamento já foi determinado pelo Senhor. At 17.10;

Jesus Cristo será o grande juiz. At 17.31;

Será individual. Ap 20.12;

Será para os ímpios e pecadores. Ap 21.18;

Julgados segundo as suas obras. Ap 20.13;

 

Os livros que estarão no julgamento:

1 – Bíblia. Jo 12.47-48;

2 – Das Obras. Ap 20.12, Dn 7.10. estes textos nos dão a entender que cada ser humano tem o seu livro de obras, cada um será julgado segundo as suas obras, neste caso, más obras.

3 – Da Vida. Ap 20.12,15. Pelo rol do livro da vida, não constarão neste livro, por isso Jesus disse aos seus discípulos que se alegrassem por terem os nomes deles escritos no livro da vida. Lc 20.10.

 

            Neste grande e temível dia, não haverá salvação, mas sim condenação, e o resultado desta condenação será justamente o lançamento destes réus no lago de fogo e enxofre descrito em Ap 20.15. estejamos pois preparados podendo dizer “maranata, hora vem Senhor Jesus”.

 

Nota: *** urim/tumim. Você encontra um estudo mais aprofundado consultando o site: http://adoracaoeuncao.webnode.com.br/   ou:

http://mensagenspoderosas.webnode.com.br/

 

Jeferson L.S.R.