ECLESIOLOGÍA.

19/11/2011 10:24

 

 

INTRODUÇÃO:

 

    Eclesiologia, é justamente a matéria que estuda o surgimento da Igreja, ou seja; toda a dimensionalidade da mesma, tendo em vista quer seja vista como organismo ou organização. Quanto ao termo Igreja, tem a sua origem do Grego Ekklesia e Eclesiologia. dos termos Ekklesia e Logos temos o significado de Tratado ou estudo sobre a Igreja.

 

    Este estudo (Eclesiologia) visa todos os aspectos da Igreja, aí podemos citar sua formação,aspectos doutrinários e disciplinares além das praticas que são de acordo com a interpretação bíblica.

 

    O vocábulo Igreja na língua portuguesa, aparece cerca de 119 vezes no Novo Testamento Grego. E é no Novo Testamento onde encontramos esse entendimento de igreja de maneira mais claro, no entanto no Velho Testamento existem varias passagens que mostram o vocábulo. Podemos citar textos de Deuteronomio 23.1-3; I Cronicas 28.3 dentre outros, onde aparece Ekklesia na tradução do hebraico para o grego (SEPTUAGINTA) o termo Kãhãl Yahweh. Termos estes que traz o significado de reunião, ou seja o povo de Israel diante de javé, quando se reuniam para prestar culto a Deus.

    Dentre estes esclarecimentos, podemos entender o termo clássico empregado para Igreja que é o sentido de “Assembléia”, que é a idéia básica ou central como o significado de “chamar para” ou “chamar de”. Passando uma vista na cultura Grega, podemos observar que era usado este termo justamente quando haviam ajuntamentos de pessoas, e era chamada de “assembléia”, eram convocados e se reuniam formando a “Eclésia” e aí processos democráticos aconteciam nas Cidades – Estados da Grécia Antiga.

 

I – IGREJA LOCAL E IGREJA UNIVERSAL:

1 – Igreja Local:

            A Igreja local é bem entendida, partindo do principio organizacional da mesma. É uma organização local em que crentes se reúnem periodicamente, onde existem os que são batizados após um processo de profissão de fé, além daqueles que são conhecidos como crentes que se congregam, os congregados, porem todos estes estão reunidos num mesmo sentimento, o sentimento cristão, abraçando uma só fé com a firme esperança da vida triunfante, quero dizer a vida eterna com Deus.

            Logo podemos dizer que a igreja local se faz a partir de um sentimento de união. Nada mais forte que a igreja local para expressar o que é fraternidade, onde a comunhão se dá independente de raça, cultura, posição social e sim em um embasamento de fé, onde a Bíblia Sagrada, é a grande inspiração e regra de fé e prática.

            Dentro do que já vemos, podemos enfatizar que a igreja local, neste sentido apresenta-se como uma verdadeira assembléia organizada, ou seja Eclesia, chamados para a adoração a Deus, logo vemos o que chamamos de prática de culto.

            Quanto ao surgimento da Igreja, vemos que desde muito tempo sempre o povo de Deus, Israel se reunia para adorar a Deus. Com a vinda de Cristo Jesus e sua obra, foi estabelecida a Igreja, e começando com a chamada dos discípulos Mt 4.18; Mt 16.18.

            E vemos a consagração da Igreja, quando o Espírito Santo a selou no dia de pentecostes At 2.1-4. Reunidos em uma casa depois passou ao templo e não parou mais de crescer a Igreja idealizada por Deus, fundada por Jesus e respaldada na obra do Espírito Santo, sendo propagada pela mensagem do Evangelho e ia cooperando com os primeiros pregadores com milagres e maravilhas a operação poderosa do Espírito Santo.

 

2 – Igreja Universal:

            Falando de Igreja universal, podemos defini-la como sendo a Igreja espiritual, invisível, que não é definida a olho nu, e sim pela fé que uma vez foi guardada. Todos os cristãos que venceram o pecado e o mundo, além do adversário por meio da fé em Cristo Jesus, essa é a Igreja Universal.

            Esse organismo é devidamente espiritual, e Cristo o centro de seu relacionamento, onde veremos o seu grande triunfo que será ao suar da última trombeta. Onde todos os santos subirão juntos para estarem com Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo para sempre.

            Logo entendemos que é essa a Igreja que o mundo não era digna de tê-la, mas foi dada a ela a responsabilidade de anunciar a salvação a todos os homens, e é pelo conhecimento desse grande amor de Cristo Jesus, que é possível a existência da Igreja, esse maravilhoso corpo místico.

 

II -  A COMPOSIÇÃO DA IGREJA DE CRISTO:

            A Igreja do Senhor Jesus, é identificada de varias maneiras, por simbologias e comparações como por exemplo é chamada de a noiva de Cristo Ap 21.9;22.17.A Bíblia chama a igreja de povo, povo este que não é deste mundo Jo 17.14; IPe 2.13; Fp 3.20. Como também sendo redimido pelo sangue de Cristo Ef 1.7; mantenedor dos preceitos cristãos Tt 2.11-14; povo espiritual 2 Tm 3.14-17; povo que ora At 1.14;At 2.1; que ama a Deus e ao próximo Jo 13.34,35. E etc.

            Como simbologia podemos ver; corpo de Cristo Rm 12.5; I Co 12.13; Ef 1.23; Cl 1.18,24. Como Rebanho Lc 12.32; Jo 10.16; At 20.28,29. Candeeiro Ap 1.13,20, Edificio de Deus I Co 3.9; Nação Santa I Pd 2.9;Sacerdócio Real I Pd 2.9; Multiforme sabedoria de Deus Ef 3.10 dentre outras.

 

III – MORDOMIA CRISTÃ:

            Neste tópico, é evidente que a Igreja de Cristo, sabe, entende e tem Deus como seu grande Senhor e soberano sobre tudo e todos Sl 24.1. tudo pertence a Deus, inclusive toda a criação e é claro o homem Gn 1.27;Sl100.3; Gn 1.1,2. Frente a esta verdade surge o conhecimento da mordomia cristã, a capacidade de administrar com sabedoria os bens de ordem espiritual, moral material, onde Deus é o grande Senhor de tudo Ap 11.15.

            É evidente que neste ponto logo nos deparamos com a questão dos dízimos e ofertas, e a igreja primitiva já fazia isso para sustento da obra de Deus At 15.6,12,22,23; Rm 12.26; I Co 16.1-2.

 

1 – O Dízimo:

            A décima parte do que chega as mãos do fiel, do resultado de seu trabalho, de seu ganho é destinado a obra de Deus, na verdade é o reconhecimento de que tudo vem devido a graça de Deus. I Co 10.26;Ag 2.8; Sl 50.10-11; Os 2.8,9. Temos em Abraão um grande exemplo de quem pratica o dizimo com consciência e amor pra com Deus, reconhecimento e agradecimento pela vitoria vinda da parte do Senhor Gn 14.20.

            Vemos também Jacó Gn 28.22, vemos também que os levitas e Sacerdotes eram sustentados com dízimos Nm 18.21 e há varias passagens que dão sustento a esta pratica. No Novo Testamento a Igreja primitiva manteve este compromisso e continua até hoje. O dizimo é um compromisso moral do crente fiel a Deus, e o próprio Jesus faz menção do dizimo em Mt 23.23.

            Toda contribuição na obra do Senhor deve ser feita de inteireza de coração,gratidão,reconhecimento pelas maravilhas do Senhor com alegria II Co 9.7. e de maneira voluntaria II Co 8.3 e de acordo com o ganho I Co 16.2. e Deus por ser muito generoso ainda garante bênçãos aos seus fieis Ml 3.10;II Co 31.8-10.

 

IV – MINISTERIOS E ORDENANÇAS:

            A igreja possui ministérios e tem ordenanças que devem serem bem observadas. Homens que são cheios do Espírito Santo de Deus são capacitados pelo mesmo e recebem Ministérios para que a obra de Deus seja bem executada. Ef 3.7; Jr 3.15.

            Esse tipo de ação de Deus, só vem a confirmar, respaldar a obra de chamada para estes que exercem ministérios na igreja, é uma autenticação,respaldo direto de Deus. E aí podemos ver a variedade dos chamados oficiais da Igreja.

 

1 – O Pastor: é aquele que guia a igreja sob a orientação do espírito Santo. Que no original tem o sentido de aquele que provê, que alimenta e guia. I Pd 5.1-4. Ou seja; o líder espiritual de uma igreja é o pastor. A bíblia também o chama de Anjo da Igreja Ap 2.1. é o ministro da palavra, tem essa grande responsabilidade Ef 4.11.

            É celebre o versículo de Paulo claro inspirado pelo Espírito Santo que diz: Ef 4.11“ E Ele mesmo deu uns para Apóstolos, outros para profetas, outros para Evangelistas, e outros para pastores e mestres”. E isso tudo para o aperfeiçoamento do corpo de Cristo, a Igreja.

 

2 – O Apostolo: a palavra significa mais do que mensageiro, o significado literal é o de enviado, representa a pessoa que o manda. O apostolo é um embaixador do Evangelho. No Novo Testamento, especialmente no Evangelho de Lucas o nome apóstolos foi concedido aos doze pelo próprio Cristo Lc 6.13; 9.10,17.5;22.14,24.10. também vemos em Mateus 10.2; Mc 6.30;Jo 13.16.

 

3 – Presbítero: no original “presbuteros”eram homens hospitaleiros I Tm 3.2;Tt 1.8, aptos para o ensino I Tm 3.2;5.17;Tt 1.9, não violentos, porem cordatos I Tm 3.3;Tt 1.7, não avarentos i Tm 3.3 dentre tantas outras qualidades.

 

4 – Diáconos: os primeiros são ordenados em Jerusalém com imposição de mãos. O significado da palavra é “aquele que serve”, um oficio especial de serviço na Igreja, e as qualidades são idênticas a dos presbíteros em alguns aspectos. Homens de reputação At 6.3, I Tm 3. Com discernimento I Tm 3.2-4, sensato,sóbrio. Cheio do Espírito Santo At 6.3, com deveres como o de socorrer os pobres, a responsabilidade da igreja local é ajudar os pobres e os diáconos se enquadram bem nesse oficio At 6.1-6; I Tm 3.8. dentre outras qualidades.

 

5 -  Evangelista: pregador de boas novas, aparece 3 vezes no N.T esta palvra. Vemos que Deus levanta pregadores, homens com a chamada especifica de mensageiros do Evangelho. Em Rm 12.6 a 8 e em I Co 12.28 já não aparece este nome, mas em II Tm 4.5, Timóteo é mandado fazer o trabalho de um evangelista, e Filipe é chamado de “O Evangelista” At 21.8. o evangelista leva o Evangelho a lugares a lugares não o conhece, é uma função missionária.

 

6 – Profetas: São capacitados pelo espírito santo, no N.T é diferente dos profetas do A.T. depois que o espírito Santo foi derramado no dia de pentecostes, cumpriu-se as palavras de Joel 2.28;At 2.17. e daí em diante os crentes passaram a ouvir profetas. Entre estes vemos Ágabo vindo de Jerusalém At 11.27,28; 21.10. profetas de Antioquia At 13.1; Judas e Silas At 15.32; as quatros filhas de Filipe o evangelista At 21.9. vemos referncias também em I Co 12.28; Ef 3.5 e 4.11.

 

7 – Mestres: ou doutores, são os que recebem de Deus um dom especial para ensinar, esclarecer a Palavra de Deus, e isso tudo para edificação do corpo de cristo. Ele defende e preserva com a ajuda do Espírito Santo as verdades sagradas II Tm 1.11-14.

 

8 – Ordenanças: Batismo e Santa Ceia:  o batismo foi o próprio Cristo quem ordenou, e é um testemunho por parte do fiel que realmente aceitou a mensagem do Evangelho e pelo ato simbólico da imersão em águas, dá seu testemunho em publico que realmente abraça a fé acima de tudo. Uma nova vida quando é submergido das águas. Mc 16.16; Cl 2.12; Ef 4.22 -24; Rm 6.3,4.

* O Batismo:

            É importante lembrar que o batismo não salva nenhum ser humano,porem a observância dele é de suma importância e para afirmação da própria Igreja de Cristo, Jesus ordenou e deixou o exemplo para ser cumprido Mt 3.13-17. E existem algumas considerações para o candidato ao batismo, primeiro está realmente convertido, e aí o fato da Igreja Cristã Evangélica não batizar crianças, porque não estão ainda aptas a exercer testemunho com plena convicção da conversão. At 8.26-38. Jesus ensinou que este ato deve ser em o nome do Pai do Filho e do Espírito Santo Mt 28.19.

* Santa Ceia:

         A santa ceia, também foi instituída pelo Senhor Jesus, como memorial da morte e ressurreição de Cristo Lc 19.22. e constitui em um ato de comunhão com Deus e a Igreja, e participam justamente os que são parte do corpo de Cristo, que testemunham em publico a sua fé Mt 26.19-30;Mc 14.22-26.  A primeira santa ceia deu-se em Jerusalém e estendeu-se com o passar do tempo a todos os lugares onde existam  cristãos .                                     

         Os elementos utilizados são justamente o pão e o vinho,símbolos do sacrifício de Cristo, o pão a carne e o vinho o sangue que foi vertido na cruz Mt 26.26. o pão sem fermento Jo 13.30. o vinho Mt 26.27; I Co 11.20-34.

 

 

CONCLUSÂO:

 

            A igreja de Cristo é bastante organizada em todos os aspectos, desde a sua fundação a sua organização, tanto como organismo, visível, local como a invisível ou espiritual. Devidamente organizada pelo próprio Deus e orientada pela palavra.

 

            Vemos os ministérios com muita sabedoria distribuídos pelo Espírito santo para que o corpo de Cristo seja devidamente desenvolvido e orientado em todo o mundo independente de raça e épocas. A Bíblia sagrada a única regra de fé e pratica que não se contradiz, é a base de todo o ensinamento e mostra um modelo maravilhoso de como deve caminhar a Igreja aqui na terra.

 

            As ordenanças deixadas pelo Senhor Jesus de maneira grandiosa está bem clara e explicada, a mordomia Cristã, os deveres dos cristãos, das lideranças, dos que servem na obra de Deus e dos que se convertem que devem ver com carinho questões como os dízimos e ofertas, além do batismo em águas e da instituição do memorial da Santa Ceia do Senhor. Entendemos que Eclésia continuará a existir nos céus, uma reunião que nunca se acabará com os louvores a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, vida eterna é o resultado da Igreja militante aqui na terra, a vitória final, será a reunião universal de todos os santos de todas as épocas.

Jeferson L.S.Rocha.